terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Online, On Time, Full Time, Accessible

O jornal Extra sendo impresso no Parque Gráfico da Infoglobo

Veículos de comunicação, pela sua natureza, estão antenados com o que acontece, quando e como acontece, a exemplo do acompanhamento do processo de inclusão social de pessoas com deficiência. As empresas que se formam para lhes dar suporte, necessariamente incorporam e expandem os conceitos presentes nos aspectos positivos da matéria-prima informação.

Nossa cliente Infoglobo, que publica os jornais O Globo, Extra e Expresso, com os sites Globo e Extra e a Agência O Globo, diz em seu site que “tem o dever de apurar o fato, oferecendo aos seus leitores a informação mais completa, sempre com a preocupação de adequar a linguagem ao público a que se destina” e que “tem muito orgulho desse papel e trabalha com o compromisso de levar jornalismo sério e isento à população”.

Com esta consciência e com a relevância que tem no mundo da Comunicação, é mais do que natural que a empresa esteja empenhada na contratação de profissionais com deficiência e, para esta ação, seu slogan bem poderia ser “Online, On Time, Full Time, Accessible”.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Feliz acaso

O Globo, Opinião, 10/11/2010:

Feliz acaso

ANDREI BASTOS

“A cidade é moderna, dizia o cego ao seu filho”, ouvimos Milton Nascimento cantar. Em todas as esquinas, da vida ou das cidades, modernas ou não, ouvimos que o mundo deve ser para todos, sem distinção de cor, credo, idade, características físicas, sensoriais ou intelectuais etc. É o mantra do politicamente correto, do que a sociedade deve construir para a cidadania.

Paradoxalmente, a modernidade, consumista, nos impõe a inversão de valores em que somos avaliados pelo que temos, ou parecemos ter, e não pelo que somos. Como fazer com que o mantra da igualdade de oportunidades vá além das políticas públicas atuais e atinja o coração das pessoas?

Este é o problema maior de quem vive o preconceito e a discriminação por ser pobre, negro, idoso, ter alguma deficiência etc. Como fazer para que olhares de espanto e comentários jocosos deixem de acontecer? Como falar aos corações das pessoas e não apenas às suas mentes?

Apesar de serem grandes conquistas, as leis e a obediência a elas não refletem o que vai pelos sentimentos, embotados pela compreensão equivocada da vida. Mais do que qualquer desrespeito a leis de cotas, de direitos civis, de acessibilidade, o que fere verdadeiramente a alma é o sorriso sarcástico diante de casais formados por brancos e negros, deficientes e não deficientes, pessoas do mesmo sexo, pobres e não pobres ou das pretensões e realizações na vida desses chamados “diferentes”.

Estamos aí para lutar, no campo da conquista de direitos, mas, acima de tudo, estamos aí para amar, no campo das relações humanas e pessoais. É com essa idéia de que “só o amor constrói” que fica fácil perceber a importância da promoção da inclusão nos primeiros anos de vida, na primeira infância.

Talvez por sofrer influência prejudicial do meio, os movimentos de emancipação dos excluídos não priorizam a infância e se dedicam à conquista de direitos de efeito aparentemente imediato. No entanto, se considerarmos que a ação focada na infância tem o poder de antecipar em gerações conquistas trabalhadas apenas no mundo dos adultos, logo entenderemos que uma política pública com tal direção pode desmitificar tal imediatismo e, o que mais importa, pode construir um novo olhar para o amor dos diferentes e uma nova forma de viver e amar.

O sonho da inclusão tem na atenção à primeira infância o passo fundamental para se tornar realidade. Nós e o cego dos versos da música de Milton e Ronaldo Bastos precisamos dizer tudo aos nossos filhos. E, ao governo que se inicia, apresenta-se a oportunidade de efetivar essa atenção que, em feliz acaso, tem tudo a ver com uma mulher na Presidência.

ANDREI BASTOS é jornalista e integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ.

***
P.S.: Eu dedico este texto à jornalista Gleusa Santos.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Melhore sua vida

Se você é pessoa com deficiência,
melhore sua vida conquistando um bom emprego!

Seu futuro pode estar na Soluções Sustentáveis, que trabalha com Vale, Infoglobo, Itaú e diversas outras empresas em todo o Brasil.


Ou copie e cole o link abaixo no seu navegador:

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Soluções Sustentáveis na CBN

No programa Cidade Inclusiva de hoje, na Rádio CBN, Georgette Vidor falou da importância do assessoramento especializado na inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho e apresentou a Soluções Sustentáveis.

Clique aqui para ouvir o programa.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O primeiro ano do futuro

Em julho deste ano, equipe da Soluções Sustentáveis, na foto, fez análise de acessibilidade e de postos de trabalho no Terminal da Ilha de Guaíba (TIG), da Vale, em Mangaratiba/RJ.

Poucos comemoram o primeiro ano de vida como nós.

Embora formalmente já existíssemos, nosso verdadeiro começo foi quando conquistamos, no final de 2009, a oportunidade de enfrentar o desafio gigantesco de sermos parceiros da Vale na tarefa de incluir profissionais com deficiência em seus quadros. Tão gigantesco quanto os guindastes mais altos dos portos de exportação de minérios ou os maiores caminhões em operação nas minas, este desafio trouxe responsabilidade de tamanho igual.

Esta responsabilidade nos desperta para o fato de que as estruturas e máquinas imensas, assim como o alcance nacional da empresa, pouco representam diante das barreiras do preconceito e da discriminação, incompreensíveis e inaceitáveis para nosso entendimento. A Vale pensa igual, com grandeza maior do que as riquezas que produz.

Nós formamos uma equipe que trabalha numa empresa diferente. Soluções Sustentáveis é, antes de tudo, a idéia de se construir um mundo melhor para se viver, trabalhar e concretizar a igualdade de oportunidades para todos, independente de suas diferenças, equacionando com pragmatismo as questões referentes a direitos humanos, inclusão social e sustentabilidade.

No mundo em que vivemos, e ainda mais no de nossos filhos e netos, sustentabilidade não diz e não dirá respeito apenas aos recursos naturais, alcançando também o campo dos recursos humanos e impondo a inclusão social como fator determinante para o avanço civilizatório. Da mesma forma, e com algum atraso, não podemos mais separar economia e meio ambiente na compreensão dos nossos dias e do que precisamos fazer para o futuro.

É com esta visão que nos lançamos ao enfrentamento dos desafios que se apresentam, para nós e para a sociedade, buscando soluções inovadoras e de longo prazo, com a garantia que nossas experiências profissionais somadas nos dá e com o aval de parceiros de grande relevância. Por tudo que conquistamos em tão pouco tempo, comemoramos nosso primeiro ano de vida com a alegria que se completa agora, quando a compartilhamos com nossos clientes e amigos.

Obrigado e feliz futuro para todos!

Serviços

1-      Palestras
Explanação a respeito de temas sobre mercado de trabalho, sustentabilidade e direitos humanos.

2-      Sensibilizações
Orientações iniciais, voltadas principalmente para gestores e líderes, sobre o desenvolvimento de projetos de inclusão e sustentabilidade.

3-      Treinamentos
Capacitação e desenvolvimento de equipes de trabalho.

4-      Recrutamento
Avaliação de currículos disponíveis no banco de dados da Soluções Sustentáveis e contato com os candidatos.

5-      Seleção de profissionais
Utilização de técnicas necessárias para avaliar os conhecimentos e Capital Atitudinal dos candidatos.

6-      Grupos de estudo
Reuniões com grupos para compartilhar conhecimento e aprofundar temas específicos.

7-      Análise e avaliação das funções e postos de trabalho
Verificação dos cargos, funções e análise dos postos de trabalho disponíveis para a inserção imediata de pessoas com deficiência.

8-      Análise de acessibilidade
Visita aos postos de trabalho, para analisar quais são as possíveis barreiras físicas existentes, os equipamentos utilizados pelos profissionais e as tecnologias disponíveis para o desenvolvimento da função. Sugestão de possíveis adaptações e modificações para inclusão de profissionais com deficiências diversas.
9-      Acompanhamento das modificações de acessibilidade
Acompanhamento das mudanças sugeridas para uma melhor acessibilidade do local de trabalho.

10-  Acompanhamento de profissionais contratados
Acompanhamento do processo de inclusão e desenvolvimento dos profissionais com deficiência em seu ambiente de trabalho, visando seu bem estar organizacional e a sua permanência nos quadros funcionais da empresa.

11-  Coaching
Capacitação e desenvolvimento de profissionais para o alcance de metas pré-estabelecidas.

12-  Outplacement
Auxiliar e potencializar profissionais para sua recolocação no mercado de trabalho.

13-  Orientações para o Mercado de Trabalho
Cursos voltados para orientação profissional.

14-  Cursos
Planejamento, acompanhamento e implementação de cursos na área de responsabilidade social e direitos humanos.

15-  Validação da deficiência
Análise e emissão a partir de um profissional especializado de documentos que atestem a deficiência do candidato, conforme a legislação vigente, indicando o CID e qual a perda de funcionalidade.

16-  Organização da documentação
Organização da documentação dos funcionários contratados, para apresentação ao Ministério do Trabalho e Emprego.

17-  Organização de eventos relacionados à responsabilidade social e direitos humanos
Planejamento, logística, acompanhamento e realização de eventos sustentáveis.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Quem somos

Soluções Sustentáveis é uma assessoria especializada nos temas relacionados à promoção dos Direitos Humanos e à difusão de práticas de Responsabilidade Social. É formada por profissionais com atuação nos Primeiro, Segundo e Terceiro Setores e oferece técnicas e ferramentas para a melhoria de desempenho institucional com foco na sustentabilidade, acreditando no potencial humano para construir uma sociedade que respeite a diversidade e as diferentes culturas e que estabeleça práticas de inclusão, desenvolvimento sustentável e consumo consciente.

O que fazemos

Pessoas com Deficiência
Para pessoas com deficiência, Soluções Sustentáveis presta assessoria em formação profissional, contratação e retenção de profissionais nas empresas, conforme a legislação em vigor, e oferece Análise de Acessibilidade, Mapeamento de Cargos e Recrutamento e Seleção. A empresa será preparada para o acolhimento de profissionais com deficiência por meio de campanhas institucionais, cursos e palestras que permitam a reflexão e a adesão do corpo organizacional. Esta preparação consta de Sensibilização, Avaliação Diagnóstica, Treinamento de RH e Gestores, Constatação de Deficiência, com emissão de laudo médico, Cursos de Atualização Profissional para Pessoas com Deficiência, conforme metas e expectativas para os cargos, e Coaching Institucional.

Responsabilidades Ambiental e Social

Soluções Sustentáveis presta assessoria em Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Social com implementação e desenvolvimento de projetos nas áreas de crianças, adolescentes, famílias, comunidades, direitos humanos e meio ambiente:

Segundo Setor (Governos) - Capacitação e Assessoria na Área de Criança e Adolescente; Cursos sobre Atribuições e Funcionamento de Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente; Diagnóstico Municipal e Plano de Ação; Processo de Escolha do Conselho Tutelar; Assessoria e Consultoria para Escolas, Secretarias de Esporte, Cultura e Lazer; Conscientização e Educação Ambiental; Acessibilidade Urbana; Assessoria e Consultoria para Conselhos Municipais; Avaliação de Projetos de Programas de Assistência Social.

Terceiro Setor (ONGs) - Diagnóstico Institucional; Criação de Áreas de Negócios; Planos de Sustentabilidade; Formatação de Projetos; Enquadramento nas lei Rouanet e de isenção do ICMS; Responsabilidade Ambiental; Treinamentos para Novas Plataformas de Certificação de Projetos.